No verão de 2011, Joakim Kaminsky e Mary Poll se introduziram nas florestas Medelpad no norte da Suécia. Com eles trouxeram 15 metros de tecido cobertos de material reflexivo visando criar uma instalação para interpretar o ciclo de vida desta floresta de pinheiros.
Apesar do que poderia se ver como eterno, esta não é uma floresta natural. Uma vez que 90% das florestas na Suécia são utilizadas para reflorestamento, consequentemente está em constante crescimento, sendo cortadas em um ciclo de vida de 60 anos.
Queríamos conectar estas árvores ao tempo. Queríamos que a instalação visualizasse uma memória das gerações anteriores de pinheiros que foram plantados aqui e prever o corte que logo os substituirão. Talvez os espelhos possam absorver a luz, as cores e cheiros do lugar e guarda-los para o futuro?
Joakim e Maria permaneceram na mata por um dia e uma noite observando como a instalação mudou o diálogo com os seus arredores; ao meio-dia, ao entardecer, com neblina, durante a escuridão da noite e ao amanhecer. Então eles se foram, sem deixar rastro.
Arquitetos: Kjellgren Kaminsky Architecture
Equipe: Joakim Kaminsky, Maria Poll
Localização: Medelpad, Suecia
Materiais: Systemtext